O papel da divulgação científica para uma sociedade esclarecida e democrática é o tema do I Seminário Internacional Scientific American Brasil Ciência e Sociedade, que será promovido pela revista Scientific American no dia 3 de outubro, das 8h às 18h, em São Paulo. Ao longo do dia, 13 palestrantes – grandes nomes da ciência brasileira e da divulgação científica mundial – se dividirão em quatro mesas: Quem tem medo do pensamento científico?, A ciência que não se afirma, Ciência e mídia, e Exemplos inspiradores. Haverá, ainda, homenagem a uma personalidade que tem se destacado na comunicação e popularização da ciência.

Adriana Brondani

A mesa 2 vai discutir questões relacionadas à falta de protagonismo da ciência nos processos decisórios e ao distanciamento entre ciência e opinião pública. Vão debater esses assuntos: a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani; a presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o biólogo e colunista do jornal O Estado de S. Paulo Fernando Reinach; e o pesquisador líder do Programa Antártico Brasileiro, Jefersson Cardia Simões. Ao final das palestras, será aberto um espaço para perguntas do público.

 

Adriana vai se concentrar no case da biotecnologia para falar sobre comunicação em ciência. Ela aponta que, desde sua introdução, a biotecnologia agrícola tem despertado curiosidade de diversos setores da sociedade. “O natural desconhecimento diante de uma nova ferramenta para a produção de alimentos ganhou, em alguns casos, contornos especulativos, e parte dos questionamentos se transformou em posicionamentos baseados no medo”, afirma.

De acordo com Adriana, o medo não pode superar a ciência na construção da opinião pública. “Precisamos avançar na comunicação a diversos públicos e no engajamento da sociedade para que as percepções envolvendo produtos da ciência não sejam dominadas pelo temor e pela desinformação”, ressalta.

O seminário da Scientific American será realizado no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, localizado na Av. Escola Politécnica, 82, Jaguaré, zona oeste da capital paulista. As inscrições para participar do evento estão abertas e são gratuitas.

 

Fonte: Redação CIB