Quem curte ciência e cinema certamente vai se interessar pelo documentário “Food Evolution”, que estreou em junho nos Estados Unidos e terá exibições inéditas – e gratuitas – apresentadas pela revista Scientific American Brasil em São Paulo (19/10), Goiânia (19 e 20/10) e Porto Alegre (23/10). Dirigido pelo norte-americano Scott Hamilton Kennedy, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2009, por “The Garden”, o filme traz uma abordagem científica sobre as discussões que envolvem os alimentos transgênicos e sobre o desafio de prover comida a uma população mundial que deve chegar a quase 10 bilhões de pessoas em 2050, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Food Evolution” está sendo reconhecido como uma reação da ciência à especulação e mostra, especificamente no caso dos organismos geneticamente modificados (OGM), como o medo e a desinformação podem facilmente dominar a análise objetiva baseada em evidências. O filme tem consultoria e narração do astrofísico e apresentador Neil deGrasse Tyson, famoso por seus trabalhos de divulgação científica e à frente da série “Cosmos: Odisseia no Espaço”, remake do programa estrelado por Carl Sagan nos anos 1980, vencedora de quatro prêmios Emmy e disponível na Netflix.

Em São Paulo, a exibição será no Reserva Cultural, no coração da capital paulista, às 18h30 do dia 19 de outubro. Já Goiânia contará com sessões nos dias 19 e 20, às 14h30, no Shopping Bougainville. Porto Alegre receberá o filme no dia 23/10, na Cinemateca Capitólio, às 18h30. Essas datas não foram escolhidas por acaso: essa é a Semana Mundial da Alimentação.

Após a sessão em São Paulo, haverá debate com a presença do diretor. Para conferir o documentário, que já foi bem avaliado pelo jornal “The New York Times”, é preciso se inscrever pela internet, no site www.ofuturodaalimentacao.com.br, até o dia 17 de outubro. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, respeitando o limite de cada sala.

Ficha técnica

Food Evolution. EUA, 2016. Direção: Scott Hamilton Kennedy. Roteiro: Scott Hamilton Kennedy e Trace Sheehan. Narração: Neil deGrasse Tyson. 52 minutos. Livre.