Adriana Brondani

Adriana Brondani é diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia. Bióloga, é graduada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também fez mestrado e doutorado. Tem um histórico de atividades acadêmicas como professora de graduação e mestrado em bioquímica e biologia molecular na Universidade Luterana do Brasil (RS) e de pós-graduação na UFRGS e na PUCRS. Trabalhou no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Fundação SOAD (Fundação de Pesquisas contra o Câncer), com linhas de investigação em câncer.

Existem estudos de longo prazo que atestam a segurança dos transgênicos?

Respondido em: 06-02-2017

Sim. Relatório da Comissão Europeia referente aos anos de 1985 a 2000 reitera que os transgênicos são ainda mais seguros do que as plantas e os alimentos convencionais. Outro estudo da Comissão Europeia, feito de 2001 a 2010, concluiu que os transgênicos não apresentam mais riscos do que as tecnologias de melhoramento convencional de plantas.
Leia mais…

Quem pode desenvolver atividades com organismos geneticamente modificados (OGM) no Brasil?

Respondido em: 21-10-2016

O uso de técnicas e métodos de engenharia genética e a realização de pesquisas com OGM no país só podem ser desenvolvidos por pessoas jurídicas. Toda instituição ou empresa deve formar uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), obter da CTNBio o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) e indicar um técnico responsável para cada projeto.
Leia mais…

Como a biotecnologia pode ajudar na preservação dos recursos naturais?

Respondido em: 21-10-2016

O uso de sementes geneticamente modificadas tem contribuído, nas últimas duas décadas, para a redução de perdas no campo e, assim, para uma maior produtividade, sem que seja necessário aumentar a área agrícola. Entre 1996 e 2013, variedades transgênicas também otimizaram o uso de insumos, economizando 500 milhões de quilos de ingredientes ativos.
Leia mais…

Quais são as tecnologias que permitem melhor uso da água e do solo?

Respondido em: 21-10-2016

Entre as modernas técnicas agrícolas que contribuem para uma melhor utilização dos recursos hídricos, estão a irrigação por gotejamento e sementes transgênicas. Em relação ao solo, para tornar seu uso no longo prazo sustentável, algumas opções disponíveis são: plantio direto, rotação e consórcio de culturas, e sementes geneticamente modificadas.
Leia mais…

Como aumentar a produção de alimentos sem prejudicar o meio ambiente?

Respondido em: 21-10-2016

A biotecnologia é uma grande aliada para atingir esses dois objetivos ao mesmo tempo. O uso de conhecimentos já tradicionais, de insumos e máquinas agrícolas, de sementes cada vez mais eficientes e protegidas e de soluções integradas são algumas das alternativas para produzir alimentos de acordo com os preceitos da economia verde.
Leia mais…

O que é agricultura sustentável?

Respondido em: 21-10-2016

É todo o esforço feito para produzir e entregar ao consumidor um alimento ambientalmente correto, socialmente justo e financeiramente viável. O desafio passa também pela redução das desigualdades, pelo uso equilibrado da energia e pela manutenção da biodiversidade. Nesse sentido, a biotecnologia contribui para uma produção aliada à sustentabilidade.
Leia mais…

Relatório ISAAA 2016 sobre a situação global das lavouras transgênicas

Publicado em: 04-05-2017

Relatório em inglês divulgado em 2017, ano-base 2016, mostra que o Brasil foi o motor da adoção de transgênicos no mundo.
Leia mais…

Estudos

Boas práticas: o caminho para a sustentabilidade da biotecnologia agrícola

Publicado em: 27-03-2017

O alto índice de adoção da transgenia no campo, indicativo de sua eficiência, exige compromisso com as boas práticas
Leia mais…

Artigos

Brasileiro não reconhece ciência na agricultura

Publicado em: 03-10-2016

Pesquisa conduzida pelo IBOPE CONECTA revela que o brasileiro não relaciona a produção de alimentos com a aplicação de conhecimento científico. Segundo dados do levantamento, apesar de 79% dos entrevistados declararem ter interesse por ciência, apenas 23% dos respondentes acredita que o conhecimento científico auxilia na produção de alimentos.
Leia mais…

Artigos

Comércio de grãos entre Brasil e China sob ameaça

Publicado em: 23-05-2016

É essencial que países importadores e exportadores sincronizem as aprovações de novos organismos geneticamente modificados (OGM).
Leia mais…

Artigos

Europa caminha na contramão da sustentabilidade e da inovação

Publicado em: 19-10-2015

Ainda que a União Europeia advogue pela produção sustentável de alimentos, as políticas do bloco não têm se mostrado alinhadas aos preceitos básicos da economia verde.
Leia mais…

Artigos

Nova rotulagem de transgênicos: o direito do consumidor garantido

Publicado em: 28-05-2015

Longe de “camuflar” a presença de organismos geneticamente modificados nos rótulos, a proposta aprovada pela câmara torna essa informação mais precisa e adequada.
Leia mais…

Artigos

10 anos da Lei de Biossegurança

Publicado em: 09-04-2015

Regulamentação garante estabilidade para empresas públicas e privadas investirem em produtos inovadores que já beneficiam a sociedade.
Leia mais…

Artigos

Biotecnologia sob ameaça

Publicado em: 19-03-2015

O equívoco das ações que destruíram um centro de pesquisa de eucalipto transgênico e interromperam uma reunião da CTNBio revela que a desinformação coloca a ciência em risco.
Leia mais…

Artigos

Supersafra: da pesquisa ao campo

Publicado em: 02-05-2013

A contribuição da transgenia para o bom desempenho da agricultura brasileira não teria acontecido caso o País não contasse com um marco regulatório consolidado. Desde 2005, a lei de Biossegurança estabelece que compete à CTNBio a análise de OGM sob o aspecto de saúde humana, vegetal e ambiental.
Leia mais…

Artigos

Transparência e seriedade na construção do conhecimento científico

Publicado em: 21-09-2012

A comunidade científica, de tempos em tempos, se depara com raros artigos científicos que contradizem conclusões consolidadas pelas principais instituições mundiais. Na ampla maioria dos casos, essas conclusões não se confirmam após sua publicação.
Leia mais…

Artigos