Alda Luiza Santos Lerayer

É engenheira agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), onde também concluiu o mestrado em Microbiologia Agrícola. Obteve seu doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas e de Microrganismos pela Esalq/USP e Institut National de Recherches Agronomiques (INRA), França.  Possui também pós-doutorado em Genética de Bactérias Lácticas pelo INRA. Trabalhou no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas, e tem experiência na área de genética, com ênfase em genética molecular e de microrganismos. Os principais temas com que trabalha são: biotecnologia, microbiologia, bactérias lácticas (produtoras de ácido lático), probióticos e bacteriófagos (vírus que infectam bactérias).

Não há perguntas respondidas recentemente relacionadas a este conselheiro(a).

Balanço da biotecnologia no Brasil em 2010

Publicado em: 21-01-2011

O ano de 2010 foi muito positivo para a Biotecnologia, principalmente no que diz respeito aos organismos geneticamente modificados (GM), cujas aprovações comerciais tiveram próspero andamento durante o período.
Leia mais…

Artigos

Biotecnologia na produção de alimentos e os benefícios de seu uso no Brasil

Publicado em: 19-10-2010

Engenheira agrônoma, doutora e pós-doutora em Genética de Bactérias Lácticas e conselheira do CIB.
Leia mais…

Estudos

Biotecnologia na produção de alimentos seguros e saudáveis

Publicado em: 07-07-2010

Alda Lerayer é engenheira agrônoma, doutora e pós-doutora em Genética de Bactérias Lácticas e conselheira do CIB.
Leia mais…

Estudos

Benefícios dos transgênicos chegam à população

Publicado em: 12-04-2010

As vantagens do milho resistente a insetos estão aparecendo muito claramente para os agricultores brasileiros. Basta dizer que, na última safra de inverno, 19% da área total da cultura já foram plantadas com variedades Bt, aquelas que foram geneticamente modificadas para ficar resistentes ao ataque de lagartas, segundo estimativa da consultoria em agronegócios Céleres.
Leia mais…

Artigos

Biotecnologia no rumo certo

Publicado em: 01-02-2008

O ano de 2007 foi marcante para o desenvolvimento da biotecnologia agrícola no Brasil. Avançamos nos últimos doze meses mais do que nunca, com a liberação comercial de três tipos de semente transgênica e a aprovação de mais de 420 processos relacionados a organismos geneticamente modificados (OGMs) pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
Leia mais…

Artigos