André Luis Coelho

Engenheiro agrônomo e mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem doutorado em Ciências, com ênfase em Física Biomolecular, pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Bioquímica pela UFC e em Biologia Molecular pela USP. Atualmente, trabalha na UFC como professor adjunto do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. Também é vice-coordenador e professor do programa de pós-graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da universidade, no campus de Sobral. No Laboratório de Biotecnologia Molecular (LabBMol) da UFC, pesquisa, entre outros temas, microalgas geneticamente modificadas para ajudar a combater o mosquito da dengue. Tem experiência, ainda, em bioquímica de macromoléculas. Além disso, atua em diferentes atividades acadêmicas dentro e fora da UFC.

Quando foram desenvolvidos os primeiros transgênicos?

Respondido em: 16-11-2016

Em 1983, três grupos de cientistas conseguiram adicionar genes de uma bactéria em duas plantas, desenvolvendo, assim, os primeiros vegetais transgênicos. Três anos depois, foram realizados os primeiros testes de campo com plantas transgênicas. Em 1994, nos EUA, o primeiro alimento transgênico foi desenvolvido: um tomate.
Leia mais…

Como a biotecnologia pode ser aliada da sustentabilidade?

Respondido em: 21-10-2016

Ao aliar diferentes tecnologias que permitam conservar o solo, economizar água, proteger habitats e a biodiversidade, o uso da biotecnologia na agricultura não apenas ajuda a garantir a sustentabilidade da produção de alimentos no século XXI, como também melhora a qualidade de vida e a saúde dos agricultores.
Leia mais…

O que é o DNA?

Respondido em: 21-10-2016

DNA é a sigla em inglês para ácido desoxirribonucleico, molécula em forma de dupla hélice que é a base da hereditariedade. Ela foi descoberta em 1953, aproximadamente 20 depois, o bioquímico norte-americano Paul Berg conseguiu combinar duas moléculas de DNA em laboratório, criando a técnica do DNA recombinante.
Leia mais…

Qual a aplicação das leis de Mendel na biotecnologia?

Respondido em: 21-10-2016

Considerado o pai da genética, Gregor Mendel, ainda no século XIX, estudou ciências agrárias e técnicas de polinização artificial para fazer o cruzamento de diferentes espécies de plantas. Em 1865, Mendel lançou as bases da genética, ao explicar a transmissão de características de geração para geração.
Leia mais…

Não há Estudos e Artigos relacionados a este conselheiro(a).