Neuza Maria Brunoro Costa

É graduada em Nutrição pela Universidade de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV e doutora em Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana pela Universidade de Reading, no Reino Unido. Fez três pós-doutorados na área de Biodisponibilidade de Minerais: na Universidade Purdue, na Universidade do Colorado e na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, todas nos Estados Unidos. Entre 1992 e 2009, foi professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, é professora titular do Departamento de Farmácia e Nutrição da UFES, no campus de Alegre, e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da universidade. Sua experiência é concentrada no campo de nutrição experimental, com foco em alimentos funcionais, valor nutricional e biodisponibilidade de minerais.

Os transgênicos causam algum tipo de prejuízo à saúde humana e animal?

Respondido em: 16-11-2016

Não. Todos os produtos derivados da biotecnologia e destinados à alimentação humana e animal passam por rigorosas avaliações sobre sua biossegurança. Até hoje, não foram constatados problemas de saúde relacionados com a ingestão de alimentos derivados de plantas transgênicas nos estudos que antecederam a liberação comercial ou no consumo desses produtos.
Leia mais…

Só existem transgênicos associados ao uso de agrotóxicos?

Respondido em: 21-10-2016

Não. Cientistas também estão desenvolvendo plantas com maior valor nutricional, como o arroz dourado (golden rice), rico em pró-vitamina A, que pode ajudar a reduzir a incidência da carência dessa vitamina em milhares de pessoas no mundo. Além disso, estão sendo pesquisadas plantas transgênicas que produzem compostos úteis para a medicina, por exemplo.
Leia mais…

Como a biotecnologia pode ser aplicada à área da saúde?

Respondido em: 21-10-2016

A biotecnologia já é utilizada na área da saúde muito antes de ser introduzida na agricultura. A insulina humana fabricada é bactérias geneticamente modificadas, diversos são fabricados a partir de anticorpos monoclonais (feitos pelo clone de um único linfócito B) e o hormônio do crescimento e a vitamina C são transgênicos. Há diversos outros exemplos.
Leia mais…

Biotecnologia e Nutrição

Publicado em: 08-11-2004

 
Leia mais…

Estudos

Engenharia genética contribui para o enriquecimento dos alimentos

Publicado em: 23-09-2004

A biotecnologia pode ajudar na prevenção do câncer e na redução da gordura e do colesterol por meio do aumento do teor de CLA nos alimentos.
Leia mais…

Artigos