Rodrigo Lima

Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui 13 anos de experiência em negociações internacionais relacionadas a comércio, meio ambiente e desenvolvimento sustentável no setor agropecuário e de energias renováveis. Foi pesquisador e Gerente Geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), tem ampla experiência sobre regulamentações ambientais como o Código Florestal, barreiras não-tarifárias na Organização Mundial do Comércio, acompanha a agenda da Convenção Quadro as Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, da Convenção sobre Diversidade Biológica, do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança e do Protocolo de Nagoya. Desenvolve projetos voltados para promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas, envolvendo o engajamento de produtores, indústria, ONGs, bancos e outros atores que visam construir melhorias contínuas no universo dos alimentos e energias. É autor do livro “Medidas sanitárias e fitossanitárias na OMC: neoprotecionismo ou defesa de objetivos legítimos”.

Não há perguntas respondidas recentemente relacionadas a este conselheiro(a).

Biodiversidade e agricultura: da política à produção

Publicado em: 04-02-2013

Em artigo, o advogado Rodrigo Lima defende a participação do setor agropecuário em fóruns internacionais como a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) pois as discussões não se restringem aos aspectos exclusivamente ambientais.
Leia mais…

Artigos

O preço da sustentabilidade

Publicado em: 15-08-2012

Não parece razoável que um litro suco de uva seja vendido por R$ 20, como foi possível encontrar no Riocentro, durante a Rio+20. É sustentável vender esse produto a esse preço quando é possível produzi-lo por muito menos da metade?
Leia mais…

Artigos

Comércio e Biodiversidade

Publicado em: 06-10-2010

A relação entre o comércio e o meio ambiente é conflituosa por natureza. Para o conselheiro do CIB, é preciso encontrar um equilíbrio entre a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Leia mais…

Artigos

Biodiversidade e Biotecnologia

Publicado em: 12-07-2010

A interação das novas tecnologias com os recursos da biodiversidade, que no campo da agricultura passa pelo melhoramento genético, pelos híbridos, pela biotecnologia e chega a novas técnicas como molecular breeding, decorre da necessidade evolutiva do homem.
Leia mais…

Artigos

Taxa para produzir

Publicado em: 23-03-2010

Imagine que os produtores de alimentos no Brasil e no mundo teriam que pagar uma taxa para poder plantar, criar frangos e vacas leiteiras e até processar certos produtos. Esse salvo conduto para produzir decorre do objetivo de proteger o acesso aos recursos genéticos e o conhecimento de populações indígenas e tradicionais presentes na biodiversidade.
Leia mais…

Artigos

Utopia versus realidade

Publicado em: 20-02-2009

No plano das relações internacionais, utopia e realidade marcam o convívio dos países no plano político, militar, econômico, social, cultural, religioso e ecológico. Em momentos de guerra e de crises, a realidade tende a imperar, enquanto que nas épocas de paz, abre-se espaço para ideais utópicos.
Leia mais…

Artigos

Novos desafios para a biotecnologia

Publicado em: 27-02-2008

A recente decisão do Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) que confirmou o parecer favorável da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) quanto à liberação comercial de duas variedades de milho transgênico é uma ótima notícia para o Brasil.
Leia mais…

Artigos