Vasco Ariston de Carvalho Azevedo

Tem graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em Genética Molecular de Microrganismos pelo Instituto Nacional Agronômico Paris-Grignon, na França. Concluiu o pós-doutorado pelo Departamento de Microbiologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Em 2004, obteve o título de livre-docente pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Desde 2011, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre suas áreas de pesquisa, estão análises funcionais de genes, estudos de virulência e patogenicidade, biotecnologia molecular e biossegurança.

Quais são as penalidades para quem não cumprir a Lei de Biossegurança?

Respondido em: 22-10-2016

A legislação brasileira prevê diversas formas de punição para infrações tanto na pesquisa quanto na comercialização de OGM, como advertência, multa, apreensão e suspensão da venda de produtos e seus derivados. Há, ainda, o risco de embargo da atividade, interdição parcial ou total do estabelecimento e até suspensão ou cancelamento do registro.
Leia mais…

Como microrganismos melhorados geneticamente podem favorecer indústrias como a de produtos de limpeza e a têxtil?

Respondido em: 21-10-2016

Mesmo sem saber, convivemos com vários produtos derivados da aplicação de microrganismos transgênicos. No sabão em pó, enzimas geradas por bactérias GM degradam a gordura dos tecidos e resistem à lavagem. Outros microrganismos são capazes de dar ao jeans as mesmas características que antes eram obtidas por um sistema químico, altamente poluidor.
Leia mais…

De que forma a biotecnologia ajuda na produção agrícola brasileira?

Respondido em: 21-10-2016

Um grande efeito da biotecnologia é o aumento na produção de alimentos, o que reduz importações e traz bons resultados à economia em geral. A biotecnologia também evita perdas, reduz custos, garante melhor uso do solo e produz grãos com maior qualidade nutricional e plantas capazes de gerar compostos medicinais ou substituir processos industriais.
Leia mais…

Transgênicos contribuem para a morte de animais?

Respondido em: 21-10-2016

Não há nenhuma comprovação científica sobre isso. Nos últimos anos, foram realizados vários estudos com lagartas, abelhas, bichos-da-seda e animais de abate (galinhas, porcos e bezerros que consumiram grande quantidade de alimentos transgênicos, como ração à base de soja e milho), mas nenhuma alteração foi detectada pelos pesquisadores.
Leia mais…

Quais são os impactos do efeito estufa na agricultura e como reduzi-los?

Respondido em: 21-10-2016

Até 2050, as mudanças climáticas devem provocar menores colheitas de arroz – uma das mais importantes culturas do mundo, presente na dieta de bilhões de pessoas – e aumento nos preços do alimento. Para evitar isso, é preciso diminuir a emissão de gases como CO2 na atmosfera, e a adoção de lavouras transgênicas já tem contribuído nesse sentido.
Leia mais…

Qual é a posicionamento do Brasil em relação à biotecnologia?

Respondido em: 21-10-2016

A Lei de Biossegurança e a criação da CTNBio mostram claramente a disposição do país em adotar cultivos geneticamente modificados (GM) se eles estiverem enquadrados dentro da lei e se forem feitos todos os testes de segurança solicitados. O apoio do Governo Federal foi reforçado em nota divulgada em julho de 2000, assinada por seis ministros.
Leia mais…

Página 1 de 212

Transgenia para combater a dengue

Publicado em: 29-03-2016

Estatísticas mostram que, onde foi testada, a modificação genética do mosquito Aedes aegypti, para fins de contenção das doenças transmitidas pelo inseto, foi bem-sucedida.
Leia mais…

Artigos

A segurança no uso de antibióticos como marcadores de seleção

Publicado em: 09-11-2004

Vivemos em uma época de quebra de paradigmas na biologia molecular.
Leia mais…

Artigos

Avaliação do uso de genes de seleção

Publicado em: 07-05-2004

A cada dia consolida-se a certeza de que necessitamos de plantas, animais ou microorganismos com novas características, que lhes permitam crescer e multiplicar dentro das condições atuais da Terra e de forma a suprir o consumo crescente, agora e no futuro, principalmente no que concerne à alimentação da Humanidade.
Leia mais…

Artigos

A importância da biotecnologia na área animal

Publicado em: 25-03-2004

A transgenia é uma das áreas da biotecnologia com maior potencial de benefícios para toda a humanidade, além de tornar o ambiente científico mais efervescente e fascinante.
Leia mais…

Artigos

Aplicações da biotecnologia na área animal

Publicado em: 13-08-2003

Vasco Azevedo é veterinário, Ph.D. em Genética Molecular de Microorganismos, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais…

Estudos