FAQ

/FAQ/

Dúvidas sobre transgênicos? A gente responde!

Navegar pelas Perguntas e Respostas



Sim. Relatório da Comissão Europeia referente aos anos de 1985 a 2000 reitera que os transgênicos são ainda mais seguros do que as plantas e os alimentos convencionais. Outro estudo da Comissão Europeia, feito de 2001 a 2010, concluiu que os transgênicos não apresentam mais riscos do que as tecnologias de melhoramento convencional de plantas.

Ler Mais

Respondido por: Adriana Brondani em 06-02-2017

Não. Todos os produtos derivados da biotecnologia e destinados à alimentação humana e animal passam por rigorosas avaliações sobre sua biossegurança. Até hoje, não foram constatados problemas de saúde relacionados com a ingestão de alimentos derivados de plantas transgênicas nos estudos que antecederam a liberação comercial ou no consumo desses produtos.

Ler Mais

Respondido por: Neuza Maria Brunoro Costa em 16-11-2016

Em 1983, três grupos de cientistas conseguiram adicionar genes de uma bactéria em duas plantas, desenvolvendo, assim, os primeiros vegetais transgênicos. Três anos depois, foram realizados os primeiros testes de campo com plantas transgênicas. Em 1994, nos EUA, o primeiro alimento transgênico foi desenvolvido: um tomate.

Ler Mais

Respondido por: André Luis Coelho em 16-11-2016

Há pesquisas pelo mundo com soja, milho, arroz, banana, beterraba, cana-de-açúcar, laranja, mamão, mandioca, berinjela e abobrinha transgênicos, entre outros alimentos. O objetivo é expressar nessas espécies características como resistência a insetos, fungos e vírus, tolerância a herbicidas e à seca, e melhorias em suas composições nutricionais.

Ler Mais

Respondido por: Elibio Rech em 16-11-2016

A biotecnologia tem contribuído para melhorar a qualidade de plantas e aumentar a produtividade agrícola, de forma sustentável e focada na conservação ambiental. Dessa forma, vem ajudando a produzir alimentos de maior valor nutritivo e espécies mais adaptadas a condições adversas de clima e solo, além de mais resistentes a pragas, doenças e pesticidas.

Ler Mais

Respondido por: Airton Vialta em 16-11-2016

A engenharia genética foi inspirada na capacidade que algumas bactérias do solo têm de transferir genes para plantas. Esse processo ocorre na natureza há milhares de anos. Os primeiros transgênicos feitos pelo ser humano apenas reproduziram esse processo utilizando genes que expressavam características de interesse.

Ler Mais

Respondido por: Lúcia de Souza em 16-11-2016