FAQ

/FAQ/

Dúvidas sobre transgênicos? A gente responde!

Navegar pelas Perguntas e Respostas



O prefixo “trans” significa “transferência”, “mudança”. O transgênico, portanto, é um organismo que recebeu parte do material genético (um ou mais genes) de outra espécie para obter características novas, não encontradas na espécie original. Já o transgênero é a pessoa que não se identifica com seu gênero de nascimento (masculino ou feminino). É aquele indivíduo que avalia que seu corpo não está de acordo com o que ele sente.

Ler Mais

Respondido por: Adriana Brondani em 15-09-2017

O refúgio é a principal ferramenta para retardar a resistência em populações de insetos na agricultura. A prática consiste em cultivar uma área com plantas não Bt em lavouras Bt. Isso é fundamental para produzir animais suscetíveis à toxina inseticida que acasalem com os eventuais indivíduos resistentes e, assim, gerem uma prole suscetível ao Bt.

Ler Mais

Respondido por: José Magid Waquil em 03-08-2017

São um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a fazer uso sustentável da biotecnologia no campo. As boas práticas incluem: dessecação antecipada, uso de sementes certificadas, tratamento de sementes, adoção de áreas de refúgio, controle de plantas daninhas e voluntárias, e monitoramento de pragas.

Ler Mais

Respondido por: José Magid Waquil em 03-08-2017

As plantas Bt contêm genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), que é naturalmente encontrada no solo e confere resistência a diferentes gêneros de insetos. Quando o animal ingere a planta Bt, a proteína ativa se liga a um receptor específico nas células do intestino deles, que fica danificado e faz com que os insetos acabem morrendo.

Ler Mais

Respondido por: José Magid Waquil em 03-08-2017

Sim. Relatório da Comissão Europeia referente aos anos de 1985 a 2000 reitera que os transgênicos são ainda mais seguros do que as plantas e os alimentos convencionais. Outro estudo da Comissão Europeia, feito de 2001 a 2010, concluiu que os transgênicos não apresentam mais riscos do que as tecnologias de melhoramento convencional de plantas.

Ler Mais

Respondido por: Adriana Brondani em 06-02-2017

Não. Todos os produtos derivados da biotecnologia e destinados à alimentação humana e animal passam por rigorosas avaliações sobre sua biossegurança. Até hoje, não foram constatados problemas de saúde relacionados com a ingestão de alimentos derivados de plantas transgênicas nos estudos que antecederam a liberação comercial ou no consumo desses produtos.

Ler Mais

Respondido por: Neuza Maria Brunoro Costa em 16-11-2016