O que é a cana geneticamente modificada?

/O que é a cana geneticamente modificada?

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.

É a primeira cana-de-açúcar transgênica do Brasil, aprovada em junho de 2017 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e responsável pela avaliação e liberação comercial dos organismos geneticamente modificados (OGM). Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a variedade CTC 20 Bt é resistente à broca-da-cana (Diatraea saccharalis), mariposa considerada a principal praga da cultura atualmente, com perdas que chegam a R$ 5 bilhões por ano no País. A característica inserida (resistência a insetos) foi obtida por meio da introdução de genes da bactéria de solo Bacillus thuringiensis (Bt), que são amplamente usados na agricultura há mais de 20 anos e já trouxeram benefícios para soja, milho e algodão nos principais países produtores. Essa planta GM obteve aprovação para uso comercial após ter sido considerada segura sob os aspectos vegetal, ambiental e de saúde humana e animal. Ela poderá ser utilizada para os mesmos fins das variedades convencionais, como produção de açúcar e etanol. A expectativa é que seu uso viabilize a expansão da cultura em áreas onde a broca-da-cana é uma condição limitante, contribuindo para a manutenção da posição do Brasil como líder mundial na produção de cana, açúcar e etanol. Para o futuro, o CTC planeja desenvolver cultivares resistentes a outros insetos e também tolerantes a herbicidas.

Por: Adriana Brondani em 24-10-2017 | Atualizado em 01-11-2017 | Categorias: Agricultura

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.