Agricultura

/Agricultura

Dúvidas sobre transgênicos? A gente responde!

Navegar pelas Perguntas e Respostas



O refúgio é a principal ferramenta para retardar a resistência em populações de insetos na agricultura. A prática consiste em cultivar uma área com plantas não Bt em lavouras Bt. Isso é fundamental para produzir animais suscetíveis à toxina inseticida que acasalem com os eventuais indivíduos resistentes e, assim, gerem uma prole suscetível ao Bt.

Ler Mais

Respondido por: José Magid Waquil em 03-08-2017

São um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a fazer uso sustentável da biotecnologia no campo. As boas práticas incluem: dessecação antecipada, uso de sementes certificadas, tratamento de sementes, adoção de áreas de refúgio, controle de plantas daninhas e voluntárias, e monitoramento de pragas.

Ler Mais

Respondido por: José Magid Waquil em 03-08-2017

As plantas Bt contêm genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), que é naturalmente encontrada no solo e confere resistência a diferentes gêneros de insetos. Quando o animal ingere a planta Bt, a proteína ativa se liga a um receptor específico nas células do intestino deles, que fica danificado e faz com que os insetos acabem morrendo.

Ler Mais

Respondido por: José Magid Waquil em 03-08-2017

A biotecnologia tem contribuído para melhorar a qualidade de plantas e aumentar a produtividade agrícola, de forma sustentável e focada na conservação ambiental. Dessa forma, vem ajudando a produzir alimentos de maior valor nutritivo e espécies mais adaptadas a condições adversas de clima e solo, além de mais resistentes a pragas, doenças e pesticidas.

Ler Mais

Respondido por: Airton Vialta em 16-11-2016

Os transgênicos não são mais dependentes de petróleo que as culturas não GM. Pelo contrário, um dos maiores usos de combustíveis fósseis na agricultura destina-se ao maquinário, para controle mecânico de ervas daninhas. Além disso, técnicas como o plantio direto e sementes resistentes a insetos ajudam a reduzir o uso de petróleo e a emissão de CO2.

Ler Mais

Respondido por: Vasco Ariston de Carvalho Azevedo em 21-10-2016

Não. A coexistência entre diferentes métodos de produção é uma realidade no mundo há muitas décadas. Quando as sementes transgênicas foram cultivadas pela 1ª vez, em 1996, nos EUA, o convívio com orgânicos e não GM foi mantido. Para isso, é preciso que os agricultores trabalhem juntos na produção de alimentos e respeitem as práticas estabelecidas.

Ler Mais

Respondido por: Elibio Rech em 21-10-2016