Aplicações da Biotecnologia

/Aplicações da Biotecnologia

Dúvidas sobre transgênicos? A gente responde!

Navegar pelas Perguntas e Respostas



Em 1983, três grupos de cientistas conseguiram adicionar genes de uma bactéria em duas plantas, desenvolvendo, assim, os primeiros vegetais transgênicos. Três anos depois, foram realizados os primeiros testes de campo com plantas transgênicas. Em 1994, nos EUA, o primeiro alimento transgênico foi desenvolvido: um tomate.

Ler Mais

Respondido por: André Luis Coelho em 16-11-2016

A Lei de Biossegurança e a criação da CTNBio mostram claramente a disposição do país em adotar cultivos geneticamente modificados (GM) se eles estiverem enquadrados dentro da lei e se forem feitos todos os testes de segurança solicitados. O apoio do Governo Federal foi reforçado em nota divulgada em julho de 2000, assinada por seis ministros.

Ler Mais

Respondido por: Vasco Ariston de Carvalho Azevedo em 21-10-2016

A Embrapa tem desenvolvido inúmeras variedades de OGM, como soja resistente à seca, soja que produz compostos medicinais e alface com maior teor de ácido fólico. Já a UFMG pesquisa alfaces com potencial para produção de vacina contra leishmaniose, e o Instituto Butantã está em fase final de testes para dose contra os quatro sorotipos da dengue.

Ler Mais

Respondido por: Flavio Finardi Filho em 21-10-2016

Considerado o pai da genética, Gregor Mendel, ainda no século XIX, estudou ciências agrárias e técnicas de polinização artificial para fazer o cruzamento de diferentes espécies de plantas. Em 1865, Mendel lançou as bases da genética, ao explicar a transmissão de características de geração para geração.

Ler Mais

Respondido por: André Luis Coelho em 21-10-2016

A biotecnologia é empregada nas indústrias de alimentos, têxtil, química, ambiental, papel e mineração, entre outras. No sabão em pó, por exemplo, enzimas resistentes às condições do processo de lavagem produzidas por bactérias geneticamente modificadas são usadas para degradar gorduras, carboidratos e proteínas nos tecidos sujos.

Ler Mais

Respondido por: Airton Vialta em 21-10-2016

Os biocombustíveis são alternativos sustentáveis à matriz energética fóssil (etanol e gás natural). No Brasil, um dos importantes biocombustíveis é o etanol, obtido a partir da fermentação de açúcares feita por leveduras. A biotecnologia pode desenvolver, por exemplo, matérias-primas ou vetores mais eficientes para melhorar esses processos.

Ler Mais

Respondido por: Homero Dewes em 21-10-2016