Conceitos

/Conceitos

Dúvidas sobre transgênicos? A gente responde!

Navegar pelas Perguntas e Respostas



O prefixo “trans” significa “transferência”, “mudança”. O transgênico, portanto, é um organismo que recebeu parte do material genético (um ou mais genes) de outra espécie para obter características novas, não encontradas na espécie original. Já o transgênero é a pessoa que não se identifica com seu gênero de nascimento (masculino ou feminino). É aquele indivíduo que avalia que seu corpo não está de acordo com o que ele sente.

Ler Mais

Respondido por: Adriana Brondani em 15-09-2017

DNA é a sigla em inglês para ácido desoxirribonucleico, molécula em forma de dupla hélice que é a base da hereditariedade. Ela foi descoberta em 1953, aproximadamente 20 depois, o bioquímico norte-americano Paul Berg conseguiu combinar duas moléculas de DNA em laboratório, criando a técnica do DNA recombinante.

Ler Mais

Respondido por: André Luis Coelho em 21-10-2016

Tanto cruzamentos naturais quanto direcionados pelo homem levam à produção de descendentes com características diferentes das de seus pais. Desde a Pré-História, o homem faz cruzamentos direcionados com o objetivo de obter plantas e animais com características de interesse, a exemplo de variedades mais resistentes a doenças ou com melhor desempenho.

Ler Mais

Respondido por: Airton Vialta em 21-10-2016

Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo para obterem-se indivíduos com características de interesse ou positivas. As técnicas utilizadas antes do desenvolvimento da engenharia genética são chamadas de clássicas e constituem o melhoramento genético convencional.

Ler Mais

Respondido por: Homero Dewes em 21-10-2016

A biossegurança é o termo usado para denominar o conjunto de ações e procedimentos voltados ao controle e à minimização de riscos que possam surgir da exposição, manipulação e uso de organismos vivos. O objetivo é evitar danos e efeitos adversos ao homem, aos animais e ao meio ambiente.

Ler Mais

Respondido por: Flavio Finardi Filho em 21-10-2016

É um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para modificação de produtos com fins específicos. A palavra tem origem grega: “bio” significa vida, “tecnos” remete a técnica e “logos” quer dizer “conhecimento”. A biotecnologia é usada desde a Antiguidade, em um processo bastante artesanal para produção de pães e bebidas fermentadas.

Ler Mais

Respondido por: Airton Vialta em 21-10-2016