Impactos Ambientais

/Impactos Ambientais

Dúvidas sobre transgênicos? A gente responde!

Navegar pelas Perguntas e Respostas



A engenharia genética foi inspirada na capacidade que algumas bactérias do solo têm de transferir genes para plantas. Esse processo ocorre na natureza há milhares de anos. Os primeiros transgênicos feitos pelo ser humano apenas reproduziram esse processo utilizando genes que expressavam características de interesse.

Ler Mais

Respondido por: Lúcia de Souza em 16-11-2016

Ao aliar diferentes tecnologias que permitam conservar o solo, economizar água, proteger habitats e a biodiversidade, o uso da biotecnologia na agricultura não apenas ajuda a garantir a sustentabilidade da produção de alimentos no século XXI, como também melhora a qualidade de vida e a saúde dos agricultores.

Ler Mais

Respondido por: André Luis Coelho em 21-10-2016

Diversas entidades de pesquisa, públicas e privadas, desenvolvem estudos sobre a segurança ambiental de plantas geneticamente modificadas (GM) em diferentes ecossistemas do Brasil e do mundo. Até hoje, todos os testes confirmam a segurança dos transgênicos para o meio ambiente.

Ler Mais

Respondido por: Homero Dewes em 21-10-2016

Sim. As culturas Bt podem ter sua eficácia comprometida pela seleção de insetos resistentes que são inicialmente raros, mas capazes de sobreviver e virar maioria após algumas gerações. Entre as estratégias de combate, estão: uso de sementes certificadas, tratamento com inseticida, adoção de áreas de refúgio, controle de pragas e rotação de culturas.

Ler Mais

Respondido por: José Magid Waquil em 21-10-2016

Não há nenhuma comprovação científica sobre isso. Nos últimos anos, foram realizados vários estudos com lagartas, abelhas, bichos-da-seda e animais de abate (galinhas, porcos e bezerros que consumiram grande quantidade de alimentos transgênicos, como ração à base de soja e milho), mas nenhuma alteração foi detectada pelos pesquisadores.

Ler Mais

Respondido por: Vasco Ariston de Carvalho Azevedo em 21-10-2016

Até 2050, as mudanças climáticas devem provocar menores colheitas de arroz – uma das mais importantes culturas do mundo, presente na dieta de bilhões de pessoas – e aumento nos preços do alimento. Para evitar isso, é preciso diminuir a emissão de gases como CO2 na atmosfera, e a adoção de lavouras transgênicas já tem contribuído nesse sentido.

Ler Mais

Respondido por: Vasco Ariston de Carvalho Azevedo em 21-10-2016