Na próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), o Canal Rural e o SENAR-RS realizarão, durante a 42º EXPOINTER, em Esteio (RS), um encontro para debater o futuro da produção de alimentos. Batizada de “AGROFUTURO: a produção de alimentos de amanhã em debate hoje”, a oportunidade tem como objetivo conectar produtores e consumidores, além de discutir como os agricultores brasileiros podem se adaptar às novas demandas por sustentabilidade e inovação.

Entre os principais temas, o evento abordará as inovações que estão transformando a produção alimentos, a exemplo das ferramentas de edição genética e as foodtechs – empresas do setor alimentício que têm a tecnologia em seu DNA.  “Com o acesso cada vez mais facilitado a informações sobre os alimentos, cada vez mais pessoas se envolvem em movimentos de consumo consciente. No mercado, isso se traduz em maiores exigências regulatórias e no desenvolvimento de produtos que deixam a sustentabilidade evidente”, afirma Adriana Brondani, doutora em biologia molecular e diretora-executiva do CIB. Adriana é quem irá conduzir o debate realizado a partir das 14h00 na Arena Rural.

A agenda contempla um painel com cinco especialistas em inovação, rastreabilidade, agronegócio, rastreabilidade, biotecnologia e marketing de alimentos. Após compartilharem suas visões para o futuro da produção de alimentos, eles participarão de um debate sobre as iniciativas que prometem revolucionar os produtos que compõe a mesa do consumidor.


Programação

14h30 – 14h40 – Abertura

Adriana Brondani

Bióloga e doutora em biologia molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Adriana é uma cientista e comunicadora dedicada a criar conexões entre a agricultura e diversos públicos por meio da ciência e da inovação. Atualmente faz isso por meio de seu trabalho à frente do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), do programa Hortifruti Saber & Saúde, do programa Além do Alimento e da empresa Biofocus Hub.

14h40 – 14h50 – Volta ao mundo nas tendências no consumo de alimentos

Márcia Barcellos

Pós-doutora em Marketing pela Universidade de Aarhus (Dinamarca) e doutora em

Agronegócios, Márcia é uma das mais respeitadas pesquisadoras brasileiras nas áreas de inovação, sustentabilidade e marketing de alimentos. No debate, vai compartilhar com a audiência as mais recentes tendências no consumo de alimentos e mostrará quais produtos, no Brasil e no mundo, já estão dialogando com esses novos comportamentos.

14h50 – 15h – Experiências disruptivas no mercado de alimentos: Seara

José Antonio Ribas Júnior

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Passo fundo com MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Ribas Júnior é diretor corporativo de agropecuária pela Seara Alimentos. Possui larga experiência no setor de alimentos, com foco nas indústrias de proteína animal. Ele irá dividir com a audiência sua jornada profissional e apresentar o Incrível Burger, um hamburguer feito com vegetais, mas com sabor e textura de carne bovina.

15h – 15:10 – Rastreabilidade: toda a história de um alimento ao alcance de um clique

Matheus Schneider

Engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Matheus é Coordenador Regional de Vendas da PariPassu, empresa que desenvolve soluções de tecnologia para Gestão Agrícola, Rastreabilidade, Recall e Gestão da Qualidade. Nesse evento, vai abordar a rastreabilidade de hortifruti e como os produtores podem se adaptar a essa nova exigência de compartilhamento de informações.

15:10 – 15:20 – Alimentos editados geneticamente feitos sob medida para o consumidor

Marcelo Gravina de Moraes

Engenheiro Agrônomo formato pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Fitopatologia pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, Gravina tem pós-doutorado em Biologia Molecular pela UFGRS. Tem larga experiência na área de bioquímica e como parceiro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). Gravina vai trazer para o debate o potencial das novas ferramentas de edição genética para revolucionar a produção de alimentos e atender às demandas dos consumidores. 

15:20 – 15:30 – O valor da inteligência artificial na eficiência do mercado agrícola

Andrea Veríssimo

Médica Veterinária com mestrado em Gestão do Agronegócio pela Lincoln University (Nova Zelândia), Andréa tem mais de quinze anos de experiência em promoção internacional do agronegócio e relações governamentais, tendo atuado em entidades como ABIEC, Serviço de Informação da Carne e Fiergs, e em empresas como Elanco Saúde Animal e BASF Agro. Hoje, conduz projetos na área de relações institucionais e big data na consultoria Avelã Public Affairs. Na ocasião, ela vai dividir com o público como analisar os dados do mercado e transformá-los em conhecimento com potencial de transformar o agronegócio.

15:30h – 16:30– Debate

O encontro será aberto ao público participante da 42º EXPOINTER e os lugares estão sujeitos à disponibilidade.