Agricultores já terão a variedade geneticamente modificada (GM) disponível para plantio na primavera de 2011.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou, na última quinta-feira (27), a liberação da variedade GM de alfafa tolerante ao herbicida glifosato para plantio e comercialização. A decisão foi tomada pelo Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do USDA, depois que o estudo de potenciais impactos ambientais e econômicos conduzido pelo departamento concluiu que a planta transgênica é tão segura quanto a convencional.

O Secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, afirmou que essa é uma decisão que favorece a coexistência de plantas transgênicas e convencionais. “Os agricultores devem ter a opção de plantar a variedade convencional, transgênica ou orgânica”, disse Vilsack.

A alfafa é usada principalmente como feno para gado e já poderá ser cultivada na próxima primavera. Agricultores que usam sementes da planta GM afirmam que, com elas, seus rendimentos aumentariam, e que isso poderia ajudar a reduzir o preço final para o consumidor.

A alfafa é quarta maior cultura nos EUA, com um valor aproximado de US$ 9 bilhões e cerca de 20 milhões de hectares plantados.

Fonte: Reuters e USDA – 27 Janeiro de 2011