ArrozDourado-300x200Pesquisadores do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz das Filipinas (IRRI, na sigla em inglês) desenvolveram uma nova variedade da cultura com uma coloração diferente das variedades comuns. O “arroz dourado”, como ficou conhecido, ganhou esse nome graças à sua cor amarelada proveniente dos altos níveis de betacaroteno, fonte de vitamina A.

De acordo com o estudo, a ideia do projeto é desenvolver variedades geneticamente modificadas de arroz que sejam ricas nesse nutriente. Esse alimento é a principal fonte de nutrientes das famílias filipinas e das de vários outros países do sudeste asiático. Além disso, carência de vitamina A é a principal causa de cegueira em crianças – estima-se que entre 250 a 500 mil percam a visão todos os anos por causa da ausência desse nutriente no organismo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) também mostram que doenças decorrentes da falta desta vitamina são responsáveis pela morte de mais de dois milhões de pessoas anualmente.

Para controlar esse problema, os cientistas também pretendem levar a pesquisa para outros países que, além disso, também dependem do arroz para alimentar a população. É o caso de Bangladesh, China, Vietnã e Indonésia.

Fonte: IRRI – Setembro de 2013