A cisgenia é um procedimento que envolve o melhoramento genético, utilizando genes de espécies de interesse ou afins, que podem ser cruzadas naturalmente. Trata-se de um método realizado com as mesmas técnicas da transgenia, porém a transferência de genes ocorre entre espécies que se cruzam na natureza.

A técnica foi aplicada em batatas, a fim de torná-las resistentes a um tipo de fungo patogênico denominado Phytophthora (oriundo do grego: phyton –planta- com phthora-destruição). A pesquisa foi realizada pelo Instituto Plant Research International (PRI), que faz parte da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos.

Para chegar ao resultado desejado, o PRI implantou nas batatas um gene de resistência de batatas selvagens. Os trabalhos englobam um programa de pesquisa denominado “Sustainable Resistance to Phytophthora”, do Ministério da Agricultura, Natureza e Qualidade Alimentar da Holanda, e é liderado por Anton Haverkort, do PRI. Esse controle da espécie nociva com defensivos tem um impacto sobre o ambiente, além de custar cerca de 150 milhões de euros por ano ao país.

Os cientistas projetam mais estudos nessa área para o próximo ano.

FONTE: Seedquest 21 de dezembro de 2008