A berinjela resistente a insetos, considerada a primeira hortaliça geneticamente modificada, aguarda aprovação do governo indiano para comercialização. A variedade passou por todos os testes e ensaios, e o Instituto Indiano de Pesquisa Vegetal Varanasi apresentou o seu parecer favorável sobre o produto.

Segundo o Dr. Bharat Char, chefe da equipe de pesquisadores, a berinjela Bt possui composição idêntica à variedade convencional, mantendo o valor nutricional. Sendo assim, a vantagem para os consumidores é a redução da aplicação de agrodefensivos no produto para controle dos insetos-pragas, a exemplo da FSB (do inglês Fruit and Shoot Borer), que provoca redução no número de frutos e perda de produtividade.

Os agricultores, que sofrem com a perda da produção, utilizam 70% menos inseticidas no controle à lagarta da mariposa Leucinodes orbonalis. Isso significa redução de 42% sobre o total de agrodefensivos utilizados no controle de todas as pragas. 

Mais de 25 estudos de segurança realizados desde 2002, incluindo testes/análises ambientais e de segurança alimentar, concluíram não haver efeito negativo sobre organismos não-alvo. Também não há evidência de danos nem efeitos prejudiciais a outras plantas, insetos, pássaros, peixes, animais ou seres humanos, afirma Dr. Char.

Fonte: The Times of India – 12 de junho de 2009