A mais alta autoridade regulatória da Índia declarou, no dia 14 de outubro, que a berinjela Bt, geneticamente modificada (GM), é segura para ser introduzida no meio ambiente. Assim, a Índia está pronta para plantar e comercializar seu primeiro alimento GM.

“O Comitê de Aprovação de Engenharia Genética (Geac, na sigla em inglês), junto como Ministério do Meio Ambiente, liberou a introdução da berinjela Bt”, disse o ministro Jairam Ramesh. O governo vai formalizar a aprovação da berinjela GM depois de discutir seus aspectos científicos, de biossegurança e licenciamento com as partes interessadas.

Uma vez terminadas as formalidades legais, a berinjela Bt será o primeiro alimento GM colhido na Índia. A berinjela transgênica produz seu próprio inseticida, que a defende das lagartas que perfuram e apodrecem o fruto. Este inseticida natural, abundante na natureza, só tem efeito para insetos.

O primeiro produto GM liberado na Índia foi o algodão Bt, em 2002, que mudou completamente o cenário de produção de algodão da Índia nos últimos anos.

Fonte: Deccan Herald – 15 de outubro de 2009