Produtores de vinho da Califórnia estão a um passo de combater uma peste que vem prejudicando seriamente áreas vinícolas, e tiveram uma cientista brasileira a quem agradecer. A pedido do Departamento de Agricultura norte-americano, um grupo de 20 pesquisadores mapearam o código genético da bactéria Xylella fastidiosa, que causa a doença de Pierce e tem ameaçado a indústria de vinho californiana, responsável por um movimento de US$ 2,7 bilhões.

“O que descobrimos é que a Xylella que ataca a plantação vinícola é muito similar àquela que ataca o Citrus”, disse a professora do Instituto de Biociência da USP, Mariana Cabral de Oliveira, que foi coordenadora do estudo. Dois anos atrás, um grupo de pesquisadores em São Paulo mapeou o DNA da Xylella fastidiosa que causa a doença letal conhecida como CVC (Clorose Variegada do Citrus).

“Uma vez que os brasileiros fizeram essa descoberta, o passo lógico foi tirar vantagem de seus conhecimentos para resolver nosso problema”, disse o cientista especialista na doença de Pierce da Universidade da Califórnia, Alexander Purcell.

Confira a matéria completa.