A família de vírus Potyviridae inclui mais de 30% das espécies de vírus de plantas conhecidas, a maioria das quais é de grande importância agrícola, como o vírus Y de batata, vírus do mosaico do nabo e mosaico estriado do trigo. Cientistas da Universidade do Estado do Iowa, juntamente com pesquisadores da University College Cork, na Irlanda, descobriram um gene minúsculo presente em todos os membros dessa família viral, sem o qual os vírus se tornam inofensivos.

Usando um software de busca genética, a equipe identificou um trecho de bases nucleotídicas que se sobrepõe a um gene muito maior e bem caracterizado. Eles chamam o novo gene de Pipo (abreviação interessante para um gene – origem de replicação – de potyvirus). Alterações na seqüência do gene Pipo, apesar de manterem as seqüências de aminoácidos de poliproteínas inalteradas, são letais para o vírus.

A equipe liderada por John Allen Miller e Atkins trabalha agora para determinar a função do gene durante a infecção, bem como a forma como a proteína Pipo é expressa a partir do genoma viral.

FONTE: Isaaa 30 de maio de 2008