Kiwi-A-300x200Um grupo de cientistas norte-americanos e chineses sequenciou o genoma do kiwi (Actinidea deliciosa). O trabalho, realizado em parceria pela Universidade de Cornell, nos EUA, pela Universidade de Tecnologia Hefei e pelo South China Botanical Garden, na China, será útil para a identificação de genes envolvidos na expressão de algumas características da fruta, a exemplo de seu alto teor de vitamina C e equilibrada densidade de minerais, fibras e outros nutrientes. Além disso, também servirá de base para estudos comparativos com genomas já mapeados, como os do tomate e da batata.

Para realizar a pesquisa, os cientistas escolheram uma variedade chinesa de kiwi conhecida como Hongyang. De acordo com Zhangjun Fei, um dos principais pesquisadores envolvidos no estudo, conhecer melhor os genes da fruta ajudará no desenvolvimento de variedades geneticamente modificadas da fruta com características melhoradas.

O kiwi é originário dos planaltos do sudoeste da China e só foi domesticado no início do século XX, quando suas sementes foram levadas para a Nova Zelândia. Desde então inúmeras variedades foram desenvolvidas e hoje a produção é de 1,44 toneladas por ano em todo mundo.

Fonte: Maio de 2013 – Universidade de Cornell