Cana-x-300x200Em maio de 2013 a comissão de biossegurança da Indonésia atestou que a cana-de-açúcar geneticamente modificada (GM) para ser tolerante à seca desenvolvida por um consórcio de empresas locais é segura para consumo humano e para o meio ambiente. Para tomar a decisão, os especialistas responsáveis pela avaliação consideraram estudos feitos anteriormente em outros países do mundo.

A próxima fase do processo regulatório é a aprovação para consumo animal, para a qual estão sendo realizados testes de campo em confinamento no próprio país. De acordo com o membro da comissão Bambang Purwantara, a nova cana transgênica já deve estar disponível no mercado no próximo ano, após a biossegurança para consumo animal ser aprovada. Há outros eventos GM sendo analisados pela comissão, incluindo uma outra variedade de cana cuja característica é a tolerância a herbicida.

A nova cana é resultado do trabalho conjunto da empresa estatal  PT Perkebunan Nusantara, do Centro Indonésio de Pesquisa em Cana-de-açúcar (P3GI) e da Universidade Pública de de Java.

Fonte – The Jakarta Post – Maio de 2013