A Comissão Européia confirmou o apoio ao processo regulatório e de aprovação de produtos GM. A EuropaBio, associação das bioindústrias da Europa, registrou que a Comissão reconheceu o bom funcionamento do processo legal da União Européia para verificação da segurança de produtos GM, o que permite à Europa intensificar a inovação e a competitividade em biotecnologia.

“É decepcionante que alguns estados membros continuem a ignorar toda a ciência e a segurança dos OGMs e não aprovem esses novos e seguros produtos na Europa. Nós apoiamos a Comissão em seus objetivos de assegurar o funcionamento adequado do sistema e apelamos para a urgente necessidade de que todos os estados membros cumpram com suas responsabilidades”, disse Simon Barber, Diretor da Unidade de Biotecnologia de Plantas da EuropaBio.

A Associação solicitou à Comissão que oriente os estados membros que tenham decidido por banir OGMs sem justificativa científica a reverter a decisão imediatamente. Também solicitou à Comissão estabelecer índices práticos para a presença de material GM em sementes não-GM. Adicionalmente, foi solicitado que no futuro a Comissão e os estados membros garantam política coerente entre a promoção da pesquisa e inovação com a aprovação de produtos obtidos a partir desses estudos.

Mais informações no site http://www.europabio.org/EBioNews/issue_2.htm