Falando a centenas de pessoas durante o encontro anual da Community Hospital Foudantion, o cientista J. Craig Venter afirmou que a genética pode ajudar a reduzir os custos de tratamentos de doenças e aumentar o suprimento de alimentos em todo o mundo.

Venter – que é o Cientista do Ano 2000, apontado pela Time Magazine e fundador e presidente do Venter Institute e da J. Craig. Venter Science Foundation –, disse ainda que o progresso na área estaria sendo atrasado porque muitas pessoas ainda não entendem os princípios básicos da ciência e das estatísticas.

Chefe da equipe que mapeou o genoma humano, em 2001, ele citou, no encontro, o câncer de cólon como um exemplo em que a genética pode aumentar os cuidados com a saúde. Ele enfatiza que as pessoas que estão em alto risco de contrair câncer de cólon não podem esperar até os 50 anos. A chave para essas pessoas é saber que elas correm esse risco muito antes disso.

Venter explicou que hoje isso é possível, com uma variedade de testes genéticos disponíveis, que podem dar essa informação. “Precisamos caminhar na direção de prever e prevenir as doenças”, salientou. Para ele, essa é a única forma de baratear os custos dos tratamentos.