Os agricultores do Estado Australiano de Victoria agora têm maior poder de escolha sobre seus cultivos. Duas linhagens de canola GM tolerantes a herbicidas foram aprovadas para cultivo.

Estas aprovações terminam com um período de quatro anos de moratória sobre a canola transgênica no Estado. A Federação de Fazendeiros Vitorianos (FFV) respondeu positivamente a ação. Andrew Weidemann, vice-presidente de grãos da FFV, acredita que agora poderão “competir em um nível de igualdade com outros produtores de todo o mundo.” Para o deputado Weidemann, as aprovações representam um “sinal verde para a agricultura vitoriana”, dado que as novas escolhas e oportunidades para os agricultores do Estado já podem levar à modernização da agricultura em geral.

A idéia de um “terreno de jogo justo” também foi apresentada por Joe Helper, Ministro da Agricultura de Victoria, que aponta a relevância no que diz respeito à saúde e ao meio ambiente. Além disso, nos próximos oito anos, as autoridades reguladoras estimam que, devido às novas plantas, haja um aumento de até US$ 115 milhões.

FONTE: GMO Compass – 1º de março de 2008