Bons exemplos aliam tecnologia e capacitação para estimular o desenvolvimento socioeconômico dos produtores e de suas comunidades

A iniciativa SustainAGRO apresentou, no dia 15 de junho, em side event oficial da Rio+20 no Riocentro, o estudo “Desenvolvimento socioeconômico e a agricultura na América do Sul”, elaborado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com a Céleres Consultoria.

O estudo apresenta uma reflexão sobre casos de produção agrícola que – por meio de tecnologias integradas, capacitação dos produtores, investimentos públicos e privados e cooperativismo – contribuem diretamente para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável das comunidades envolvidas.

O trabalho foi elaborado com base na análise de cases no Brasil, na Argentina, na Bolívia e no Paraguai, tendo como pano de fundo os temas centrais da Rio+20: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza; e estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com José Maria da Silveira, pesquisador do Instituto de Economia da Unicamp e um dos autores do estudo, os exemplos considerados para a análise combinam de maneira bem-sucedida a adoção de tecnologias para aumento de produtividade da pequena agricultura e a adoção e a aplicação de políticas integradas e parcerias entre a iniciativa privada, associações de produtores, cooperativas, fontes públicas e privadas de financiamento e de pesquisa agropecuária.

“Tomamos como base exemplos bastante representativos do importante papel da agropecuária no desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores e das regiões em que vivem e na preservação de recursos naturais”, avalia.

Para tanto, ressalta a necessidade de integrar diferentes ações no processo. “Não há milagre, é preciso investir em tecnologia e na capacitação dos pequenos produtores rurais, que concentram a principal parcela da população que vive, atualmente, em condições de pobreza e insegurança alimentar”.

Segundo o estudo, o revigoramento do debate sobre temas como segurança alimentar e economia verde por ocasião da Rio+20 traz à tona a importância da implantação e execução de políticas que criem condições para a melhoria das condições de vida dos produtores rurais.

Fonte: Redação CIB, 15 de junho de 2012