Filipinas, Bangladesh, Índia, Indonésia e Vietnã são alguns dos países que estão realizando testes de campo com o arroz dourado, variedade geneticamente modificada enriquecida com pró-vitamina A. Laboratórios de pesquisa desses países estão avaliando se o crescimento das plantas e seu desempenho no campo seja exatamente como outras variedades melhoradas por meio de genética clássica e que, portanto, apresente as mesmas características agronômicas.

A variedade receberá a autorização para cultivo em cada um dos países apenas após as avaliações necessárias, sob os aspectos de segurança ambiental e de saúde humana e animal. O grão deverá estar disponível para os produtores rurais nas Filipinas e em Bangladesh até 2012, e introduzido nos outros países como Índia, Indonésia e Vietnã em breve.

A deficiência de vitamina A afeta milhões de crianças em todo o mundo, causando queda do sistema imunológico e cegueira. Ocorre particularmente em países pobres, e atinge mais de 90 milhões de crianças no sudeste da Ásia e de outras regiões. De acordo com A Organização Mundial da Saúde (WHO, na sigla em inglês), entre 250 mil a 500 mil crianças ficam cegas anualmente em razão da deficiência de vitamina A. Metade delas morre em doze meses depois de perder a visão.

Estudos da Sociedade Americana de Nutrição apontam que uma xícara de Golden Rice pode suprir metade das necessidades diárias de vitamina A.

Fonte: Checkbiotech – 22 de dezembro de 2009