Considerando que as culturas transgênicas dependem fortemente de petróleo, como isso afetará o preço dos alimentos e a poluição ambiental no longo prazo?

/Considerando que as culturas transgênicas dependem fortemente de petróleo, como isso afetará o preço dos alimentos e a poluição ambiental no longo prazo?

Médico veterinário, pós-doutor em Genética Molecular de Microrganismos e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os fatos e dados disponíveis não apoiam a ideia de que os cultivos transgênicos são mais fortemente dependentes de petróleo que as culturas não transgênicas ou orgânicas. Pelo contrário, um dos maiores usos de combustíveis fósseis na agricultura destina-se ao funcionamento de maquinário, para controle mecânico de ervas daninhas. A introdução de cultivos resistentes a insetos diminuiu o número de aplicações de inseticidas no campo, enquanto as culturas transgênicas tolerantes a herbicidas facilitaram o plantio direto. As duas medidas têm ajudado a reduzir a utilização de petróleo e as emissões de gases de efeito estufa (como CO2) na atmosfera. Além da questão ambiental, a adoção de sementes transgênicas resistentes a insetos aumenta a produtividade e baixa os custos das lavouras.

Por: Vasco Ariston de Carvalho Azevedo em 21-10-2016 | Atualizado em 17-10-2017 | Categorias: Agricultura

Médico veterinário, pós-doutor em Genética Molecular de Microrganismos e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).