É verdade que um tipo de arroz transgênico ajuda a combater a deficiência de ferro e zinco?

/É verdade que um tipo de arroz transgênico ajuda a combater a deficiência de ferro e zinco?

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.

Sim. Um grupo transdisciplinar de cientistas do Japão, Filipinas, Colômbia, Indonésia, Estados Unidos e Austrália desenvolveu um arroz geneticamente modificado com composição nutricional melhorada. Os pesquisadores introduziram uma combinação de genes em uma variedade do cereal, e o resultado foi um grão com maior teor de ferro e zinco. O estudo foi publicado na revista científica “Nature” de fevereiro de 2016. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência de nutrientes afeta 38% das mulheres grávidas e 43% das crianças em idade escolar em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. A carência de ferro é uma causa frequente de desnutrição e anemia. Já a deficiência de zinco é a principal culpada pelo raquitismo na infância.

Por: Adriana Brondani em 21-10-2016 | Atualizado em 10-01-2019 | Categorias: Alimentação e Saúde

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.