O que é biodiversidade e como a tecnologia contribui para sua preservação?

/O que é biodiversidade e como a tecnologia contribui para sua preservação?

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.

A biodiversidade pode ser definida como a variedade e a variabilidade existentes entre os organismos vivos e a complexidade ecológica em que elas ocorrem. Ou seja, além da presença de diferentes organismos, as formas como eles se manifestam mudam de acordo com as características do lugar onde estão. Em relação à preservação da biodiversidade, as tecnologias podem permitir que a agricultura produza mais em uma mesma área, diminuindo a necessidade de as culturas avançarem sobre regiões de florestas. Entre as tecnologias que oferecem esse ganho, estão o plantio direto, a irrigação por gotejamento, o rodízio de culturas e as sementes transgênicas. Segundo estudo publicado na revista norte-americana “Science”, as florestas são responsáveis pela captura de mais de 10% do gás carbônico (CO2) – principal gás do efeito estufa – emitido pelas atividades humanas.

Por: Adriana Brondani em 21-10-2016 | Atualizado em 10-01-2019 | Categorias: Impactos Ambientais

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.