Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.
Para que você saiba o que é biossegurança, vamos começar pelo sentido literal da palavra. Biossegurança, de maneira simplificada, significa segurança das atividades que envolvem organismos vivos.
O que é biossegurança?
O termo é usado para denominar o conjunto de ações e procedimentos voltados ao controle de riscos. Estes podem surgir da exposição, manipulação e uso de organismos vivos.
O objetivo é evitar danos e efeitos adversos ao homem, aos animais e ao meio ambiente. Em resumo, é a condição de segurança para que esses riscos, quando existirem, não comprometam os seres vivos e o meio ambiente.
Esses riscos podem surgir, por exemplo, em atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico ou prestação de serviços. Vale destacar que o risco representa a probabilidade de ocorrência de danos ou efeitos adversos e, embora mínimo, jamais será igual a zero.
Quando são aplicados os princípios da biossegurança, porém, pode-se dizer que tais atividades são seguras ao homem, aos animais e ao meio ambiente. Saiba mais aqui.
Por: Adriana Brondani em 21-10-2016 | Atualizado em 23-07-2019 | Categorias: Conceitos
Marcadores: saúde, biossegurança, organismos vivos