O que é Biossegurança?

/O que é Biossegurança?

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.

Para que você saiba o que é biossegurança, vamos começar pelo sentido literal da palavra. Biossegurança, de maneira simplificada, significa segurança das atividades que envolvem organismos vivos.

o que é biossegurança

O que é biossegurança?

O termo é usado para denominar o conjunto de ações e procedimentos voltados ao controle de riscos. Estes podem surgir da exposição, manipulação e uso de organismos vivos.

O objetivo é evitar danos e efeitos adversos ao homem, aos animais e ao meio ambiente. Em resumo, é a condição de segurança para que esses riscos, quando existirem, não comprometam os seres vivos e o meio ambiente.

Esses riscos podem surgir, por exemplo, em atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico ou prestação de serviços. Vale destacar que o risco representa a probabilidade de ocorrência de danos ou efeitos adversos e, embora mínimo, jamais será igual a zero.

Quando são aplicados os princípios da biossegurança, porém, pode-se dizer que tais atividades são seguras ao homem, aos animais e ao meio ambiente. Saiba mais aqui.

 

Por: Adriana Brondani em 21-10-2016 | Atualizado em 23-07-2019 | Categorias: Conceitos

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.