O que é transgênico?

/O que é transgênico?

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.

Quando as primeiras definições para o que é transgênico foram elaboradas, entre os anos 1980 e 1990, a transgenia era uma técnica nova. Nessa época, ficou estabelecido que um transgênico é o organismo para o qual foi transferido um ou mais segmentos de DNA (ou genes) provenientes de uma espécie não compatível sexualmente por meio do uso da engenharia genética. Assim, os microrganismos, vegetais e animais transgênicos possuem mudança(s) em seu genomas.

Para que isso ocorra, é manipulada uma parte do DNA (material genético) – que codifica a característica de interesse – da espécie doadora na espécie receptora, para que o indivíduo receptor adquira a(s) característica(s) de interesse do doador. A técnica, quando aplicada a plantas e animais, tem como principal objetivo gerar um transgênico mais fácil de ser manejado, com propriedades nutricionais melhoradas, mais produtivo, mais resistente a doenças, pragas e estresses ambientais como os causados por mudanças climáticas.

Hoje, porém, com o avanço das técnicas de biotecnologia, está cada vez mais tênue a fronteira entre o que é transgênico e o que não é. Acesse aqui o material completo e descubra tudo sobre os transgênicos.

Por: Adriana Brondani em 21-10-2016 | Atualizado em 12-12-2018 | Categorias: Conceitos

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.