Quais são as tecnologias que permitem melhor uso da água e do solo?

/Quais são as tecnologias que permitem melhor uso da água e do solo?

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.

Entre as tecnologias que permitem o uso mais eficaz da água, estão a irrigação por gotejamento e as sementes transgênicas. Dar aos agricultores acesso a essas técnicas é uma maneira inteligente de caminhar em direção à sustentabilidade. Um estudo da organização Water Resources Group mostra que a agricultura é responsável por cerca de 70% da água consumida no planeta, o que equivale a 3,1 bilhões de m³ por ano. O restante se divide entre consumo industrial (800 milhões de m³) e doméstico (600 milhões de m³). Sem ganhos de eficiência, a agricultura deverá consumir cerca de 4,5 bilhões de m³ em 2030. Esse aumento, somado à elevação do consumo industrial (para 1,5 bilhão de m³) e doméstico (para 900 milhões de m³), fará com que o total chegue a 6,9 bilhões de m³ em menos de 15 anos. Em relação ao solo, para tornar seu uso no longo prazo realmente sustentável, é preciso aplicar em larga escala modernas técnicas agrícolas, que sejam capazes de minimizar impactos negativos. Algumas opções disponíveis são o plantio direto, a rotação e o consórcio de culturas, e as sementes transgênicas, entre outras. No Brasil, dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) revelam que, nas culturas de milho e soja, o uso dessas novas técnicas diminuiu em cerca de 90% a erosão do solo e em 80% a perda de água, em um período de 17 anos.

Por: Adriana Brondani em 21-10-2016 | Atualizado em 17-10-2017 | Categorias: Impactos Ambientais

Marcadores: , ,

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB.