A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou edital para apoio financeiro a projetos de pesquisa interdisciplinares em genômica e proteômica. Os interessados devem enviar propostas eletrônicas até o dia 27 de setembro. O prazo final para a submissão de cópias impressas se encerra no dia 28 de setembro.

Serão concedidos R$ 10 milhões não-reembolsáveis, originários do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Desses recursos, no mínimo 30% deverão ser destinados ao apoio a propostas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O objetivo é selecionar projetos que contribuam para a compreensão de processos epigenéticos, de processos de controle da expressão gênica, da estrutura de proteínas e suas funções, incluindo fatores que regulam a transcrição, marcadores biológicos de processos celulares normais, patológicos ou de estresse.

As propostas devem associar grupos de pesquisa multidisciplinares em torno de temas que possam ser usados para a geração de novos produtos ou processos biotecnológicos com potencial de aplicação nas áreas de saúde, agricultura, indústria e meio ambiente.

O prazo de execução do projeto deverá ser de até 24 meses, podendo ser prorrogado a critério da Finep.

Mais informações: www.finep.gov.br

Fonte: Agência Fapesp – 31 de agosto de 2007