A doença causada pelo fungo ataca, além do trigo, o álamo e a cevada

Os genomas de dois fungos que atacam as culturas de trigo e álamo foram sequenciados depois de seis anos de esforços. Eles são os causadores da ferrugem do trigo (Puccinia graminis) e da ferrugem da folha do álamo (Melampsora larici-populina). Os códigos genéticos serão usados no desenvolvimento de técnicas que resolvam os problemas causados pelos fungos nas plantações de trigo, álamo e cevada, cultura em que a doença também é encontrada.

A ferrugem do trigo provoca grandes epidemias em campos de cevada e trigo pelo mundo. Uma cepa conhecida como Ug99 se espalhou pela África e Ásia Central, e tem sido capaz de superar a maioria das variedades resistentes à ferrugem desenvolvidas ao longo dos últimos 50 anos.

No caso do álamo, a ferrugem ameaça o progresso destas árvores como fonte para a produção de biocombustíveis nos EUA e na Europa.

Como esses fungos dependem de seus hospedeiros para sobreviver, não há como cultivá-los de maneira satisfatória em laboratório. Entretanto, o sequenciamento genético abre possibilidades de combate ao microrganismo, por meio do entendimento de seus fundamentos moleculares e de seu método de disseminação da infecção. 

Fonte: USDA – Maio de 2011