Você sabia que o genoma do morango silvestre, pesquisado por 75 cientistas, é o menor já sequenciado até agora?

Um consórcio internacional sequenciou o genoma do morango silvestre, de acordo com artigo publicado na revista Nature Genetics. A descoberta pode favorecer a produção de variedades mais saborosas e mais resistentes desta e de outras culturas da mesma família.

O morango silvestre (Fragaria vesca) é o menor genoma sequenciado até agora. O grupo de cientistas, composto por 75 pesquisadores de 38 instituições, também identificou os genes responsáveis por algumas características da planta, como sabor, aroma, valores nutricionais, tempo de florescimento e respostas a doenças. Estas descobertas permitem a criação de tratamentos específicos, de acordo com o que se deseja da fruta a ser cultivada.

Análises complementares revelam uma grande similaridade entre essa e outras plantas. O morango silvestre é membro da família das Rosaceae, que consiste em mais de 100 gêneros e 3.000 espécies, incluindo várias espécies de importância econômica (frutas como morango, pêssego, cereja e maçã, além de amêndoa e plantas ornamentais, a exemplo da rosa). No longo prazo, os cientistas utilizarão estas informações para a produção de plantas que causem menor impacto ambiental, perfis nutricionais melhores e produtividade maior.

Fonte: Science Daily – 28 de Dezembro de 2010