A Organização de Desenvolvimento e Defesa à Pesquisa (DROO), depois de pesquisas detalhadas em campo, obteve sucesso no desenvolvimento de tomates transgênicos para abastecer os soldados indianos que lutam em condições extremas de frio em Siachen, nas montanhas do Himalaia.

A DROO realizou diversos testes em campo com a nova variedade, após ter identificado um gene tolerante a baixas temperaturas, batizado de ‘osmotin’. Agora, a Organização aguarda a aprovação do Departamento de Biotecnologia Indiano para a distribuição comercial do novo tomate em 2008.

O suprimento dos soldados com tomates convencionais nessa região não é fácil, já que há uma total dependência das condições climáticas e de meios de transporte disponíveis para se entregar o alimento. Além disso, o abastecimento até a região de conflito faz com que o produto tenha seu valor aumentado em até seis vezes.

De acordo com a DROO, a prioridade é apoiar os soldados em combate em uma altitude de quase sete mil metros de altura, sob condições de frio intenso.

Fonte: Checkbiotech – 5 de novembro de 2007