O Isaaa, Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia, divulgou hoje o resumo do documento Status global de cultivos GMs comercializados: 2003. Segundo o documento, houve um crescimento de 15% na área mundial plantada com transgênicos, representando 67.7 milhões de hectares.

Tais números incluem a estimativa de 3 milhões de hectares de soja GM plantados no Brasil em 2003, que aprovou, pela primeira vez, a plantação de uma variedade geneticamente modificada. Por se tratar de uma estimativa, o total de área plantada com soja GM no Brasil poderá ser significativamente maior.

O Isaaa destaca ainda que 7 milhões de produtores de 18 países – mais de 85% deles de nações em desenvolvimento – utilizam as sementes GMs, registrando também um importante aumento frente aos 6 milhões de produtores em 16 países registrados em 2002. “Os produtores estão conscientes”, afirmou Clive James, presidente e fundador do Isaaa. “Eles continuam adotando rapidamente as sementes GMs em razão de suas vantagens agronômicas, econômicas, ambientais e sociais.”

Clique aqui para ler o release do documento.

Clique aqui para ler o documento.