O Isaaa, Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações Biotecnológicas Agrícolas, está publicando o documento sobre a situação mundial de comercialização de grãos GMs, com enfoque principalmente na cultura do milho. Segundo a organização, o milho será, até 2020, o principal e mais importante cultivo mundial, superando o trigo e o arroz. A maior adoção global da primeira geração de milho derivado da biotecnologia poderia aumentar a produção em milhões de toneladas e oferecer aos países em desenvolvimento um impulso importante para satisfazer a demanda de produção de milho.

O relatório destaca ainda a eficiência do milho Bt no combate a insetos-praga – a exemplo dos brocadores do colmo do milho –, que pode reduzir pela metade a perda da safra mundial de milho. Com a adoção do milho Bt em escala global, as aplicações de pesticidas poderiam ser reduzidas em até 50%, e também haveria diminuição significativa na contaminação dos grãos por micotoxinas.

Para Clive James, Presidente do Isaaa e autor do relatório, “o milho Bt oferece uma oportunidade única para suprir os países em desenvolvimento com alimentos e rações mais seguras e econômicas, o que pode significar uma contribuição importante na diminuição da fome e desnutrição que mata 24.000 pessoas por dia na Ásia, África e América Latina”, afirma.

Clique aqui e leia o relatório completo, em inglês.