A vitamina C (ácido ascórbico) é um nutriente essencial a todos os seres humanos, pois tem funções metabólicas e antioxidantes importantes para o organismo. A espécie humana adquire a vitamina C por meio da dieta, já que o corpo é incapaz de sintetizar este composto Desta forma é necessário o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como frutas e verduras, um problema para países pobres como alguns na África e no sul da Ásia. Nestes locais, o acesso às frutas e a vegetais frescos é limitado e pouquíssimos podem comprar suplementos vitamínicos.

Uma equipe de cientistas na Nova Zelândia conseguiu isolar em planta o gene que codifica a enzima responsável pela produção da vitamina. De acordo com os experimentos, este gene pode ser o responsável por limitar a produção de ascorbato. A equipe mostrou que a superexpressão deste gene resulta num aumento de 3 vezes na produção de ascorbato nos estudos realizados com tabaco transgênico.

Os cientistas acreditam que o gene pode ser usado para elevar o teor de vitamina C nas plantas, abrindo portas para a produção de cultivos nutricionalmente mais importantes.

FONTE: Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America – 29 de maio de 2007