Nem todas as raízes de uma planta atingem os lençóis de água, o que significa um enorme desperdício de água e de energia. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (Israel), no entanto, investigam uma nova solução: uma modificação genética no sistema radicular das plantas para melhorar sua capacidade de encontrar a água, essencial para sua sobrevivência.

As equipes dos professores Amram Eshel e Hillel Fromm estão apostando no gene recém-descoberto que controla o hidrotropismo, uma habilidade das plantas em direcionar suas raízes para a água.

Os cientistas estão observando as plantas cultivadas na atmosfera úmida do laboratório da Universidade, tornando possível a investigação sobre a forma como as raízes das plantas modificadas orientam-se. A pesquisa atual está sendo conduzida em um modelo experimental de Arabidopsis.

O Prof. Eshel explica que o objetivo é economizar água. “Estamos aumentando a eficiência para a captação da água. Plantas que possam captá-la de uma forma melhor terão mais valor econômico no futuro”.

A pesquisa em economia de água promete ser significativa para o futuro dos agricultores em todo mundo.

O artigo completo está disponível no site Aftau

Fonte: SeedQuest – 30 de julho de 2008