O produto, após passar por testes de campo nos Estados Unidos e no Canadá em 2011, deve estar disponível para os consumidores desses países em 2012.

O óleo de soja com teor mais alto de ácido oléico, tipo de ácido graxo mais saudável para o organismo, foi desenvolvido nos Estados Unidos a partir de uma variedade transgênica da soja.

Esse novo tipo de óleo contém mais de 75% de ácido oléico, o mais alto teor encontrado atualmente em produtos de soja. É mais saudável por eliminar a necessidade de hidrogenação, que leva à produção de gordura trans – tipo de ácido graxo prejudicial à saúde. Além disso, esses produtos, provenientes de culturas geneticamente modificadas, apresentam redução de 20% de gorduras saturadas se comparados com o óleo de soja tradicional.

A nutricionista e presidente da Nutrition Edge, Mary Lee Chin, afirma que esse é um importante passo a caminho da produção de alimentos mais nutritivos e saudáveis. “A biotecnologia é uma das ferramentas que podem ser usadas pelas indústrias de alimentos para atenderem às demandas dos consumidores por alimentos melhores”, declarou Chin. A Nutrition Edge é uma organização norte-americana que presta consultoria na área de alimentos.

Fonte: ISAAA – 07 de Maio de 2010