Visando aproximar a ciência e a tecnologia da população brasileira será organizada uma Mostra de Biotecnologia para a Sociedade coordenada pela Profa. Renata Guerra de Sá da Universidade Federal de Ouro Preto e que estará aberta ao público no Centro de Convenções da UFOP no período de 18 a 21 de Setembro. A Mostra apresentará experiências simples de serem realizadas pelos professores tais como extração de DNA de morangos e mostrará os avanços da biotecnologia no Brasil e suas aplicações para a de DNA de morangos e mostrará os avanços da biotecnologia no Brasil e suas aplicações para a melhoria da qualidade de vida.

O II Simpósio de Popularização da Biotecnologia, destinado à atualização de professores do ensino médio e superior, será um dos destaques do V Congresso Nacional de Biossegurança que a ANBio – Associação Nacional de Biossegurança promoverá em Ouro Preto-MG, de 18 a 21 de setembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Agendado para o dia 21 de setembro, das 9 às 13h, no Auditório C do Centro de Convenções da UFOP, o II Simpósio de Popularização da Biotecnologia tem como objetivo informar e atualizar a sociedade sobre os avanços da biotecnologia e, com isso, evitar possíveis preconceitos relacionados ao tema. É comprovado que à medida que aumenta o conhecimento sobre a biotecnologia, diminui a insegurança diante do assunto. No evento, os especialistas apresentarão novidades em relação a clonagem de animais, pesquisas com células tronco, desenvolvimento de cultivos destinados a produção de bioenergia e outras questões ligadas à ciência e tecnologia de interesse de professores do ensino médio e da sociedade em geral. Segundo Gladis Rota, diretora científica da ANBio e coordenadora do simpósio, a organização do evento espera que os participantes saiam do encontro atualizados com a biotecnologia moderna, deixando de considerar o tema complexo e controverso. “Não é vergonha desconhecer um tema extremamente dinâmico como esse. O importante é se desfazer de idéias pré-concebidas e saber onde procurar informações confiáveis” acrescenta.

Essa e outras questões serão abordadas durante o encontro que reunirá especialistas brasileiros e internacionais, vindos da Europa, Estados Unidos, Canadá, Oriente Médio, África e América Latina. Órgãos internacionais também enviarão especialistas em biotecnologia, incluindo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o órgão governamental de agricultura dos Estados Unidos, o USDA. O II Simpósio de Popularização da Biotecnologia contará com a palestra magna de Luis A. Salicrup, especialista sênior em biotecnologia da Unesco para América Latina e Caribe e com a participação de especialistas como Maria Antônia Malajovich, coordenadora de biotecnologia do Instituto de Tecnologia ORT/RJ, Rubens Oda, Coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia, Alicia Diamante, presidente da Fundação REDBIO Internacional/Argentina e coordenadora da rede BIOEDUCAR e Benami Bacaltchuk, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO). A inscrição é gratuita e aberta a todos os interessados em aprender mais sobre os novos desenvolvimentos da biotecnologia.

SERVIÇO:Mostra de Biotecnologia para a Sociedade – de 18 a 21 de Setembro de 2007, a partir de 9 horas no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.

II Simpósio de Popularização da Biotecnologia no dia 21 de Setembro, das 9:00 – 13:00h

V Congresso Brasileiro de Biossegurança

Realização: Associação Nacional de Biossegurança – ANBio

Período: 18 a 21 de setembro

Local: Centro de Convenções da UFOP, Ouro Preto-MG

Para informações e inscrições: Secretaria Executiva do Congresso – ANBio / Tel: (21) 2220 8678 / www.anbio.org.br

Fonte: Grupo Cultivar – 31 de agosto de 2007