A partir do mês de setembro, o Portal Inovação, plataforma eletrônica criada para promover o tema, ganhará novas funcionalidades para incentivar o aumento da competitividade por meio da cooperação entre atores de inovação tecnológica. As novas ferramentas vão permitir o acesso a um sistema gerador de informações, que produz mapas por competências, demonstrando quem são os profissionais que atuam naquela área e sua localidade. Há ainda a possibilidade de visualizar as redes de relacionamento, facilidade pela qual o usuário do Portal pode se informar sobre profissionais que atuaram no mesmo projeto de pesquisa ou se graduaram na mesma universidade. O Portal também oferece espaço para inserção de eventos e compartilhamento de documentos.

Segundo Osvaldo Spindola, analista do Portal, as novidades trazem dinamismo para a gestão da inovação tecnológica e permitem debates ligados ao tema por meio das “Comunidades de Prática”, um espaço no formato de chat. “As mudanças trarão um design mais moderno, dinâmico e amigável que facilitará o mapeamento e a visão de competências em diversas áreas de conhecimento”, explica.

O Portal possui mais de 1 milhão e 400 mil especialistas cadastrados e está sob a gestão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), tendo sido criado por demanda do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

O processo de elaboração do Portal contou com a participação de representantes dos setores acadêmico, público e privado, além de entidades de classes. Nessa ação, os atores contribuíram com o mapeamento das demandas e dos interesses de seus respectivos setores, buscando especificar a estrutura do projeto e as funcionalidades dos sistemas. “A intenção foi construir um espaço virtual de promoção da inovação por meio da cooperação e da interação entre os atores do Sistema Nacional de Inovação, conforme exige a Lei de Inovação, diz Osvaldo.

Para conhecer o espaço, acesse www.portalinovacao .mct.gov.br e obtenha informações sobre as mais variadas demandas e ofertas tecnológicas em todo o Brasil. O acesso às novas funcionalidades estará disponível mediante o cadastro na plataforma.

Fonte: MCT – setembro de 2009