O Departamento de Agricultura da National Agricultural Statistics Survey (Nass) divulgou relatório sobre projeções de crescimento nas maiores plantações dos Estados Unidos. O milho, por exemplo, que agora abrange 31,9 milhões de hectares, deve crescer de forma fracionada. Os agricultores da região conhecida como Cinturão do Milho devem alcançar preços melhores no mercado.
Já os de Southeast and Southern Great Plains têm expectativa de plantar menos milho na medida em que vão conseguir melhor retorno financeiro com soja e algodão. O milho GM abrange hoje 46% de todo o milho plantado nos EUA, num crescimento, em 2003, de 9,7%.
Na soja, o crescimento esperado para 2004 é de 3%, o que resultará em 30,5 milhões de hectares plantados. O preço atual da soja está atraindo mais os agricultores a aumentar suas plantações. De algodão, deve haver este ano um total de 5,8 milhões de hectares plantados, o que dará um aumento em torno de 7% em relação a 2003. Soja e algodão GM são responsáveis hoje por 86% e 76%, respectivamente, do total das plantações desses produtos no país.