A Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) teve seu Doutorado em Biotecnologia aprovado pelo CAPES/MEC. O curso será oferecido a partir de setembro deste ano para seis alunos nesta primeira turma.

Com foco em Biotecnologia aplicada à saúde, o programa envolve linhas de pesquisas voltadas para bioprospecção e cultivo in vitro de plantas e microrganismos; farmacologia, toxicologia e controle de qualidade; biologia molecular e genômica funcional aplicada à saúde.

A professora-doutora Suzelei de Castro França, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Unaerp, explica que o curso está estruturado para formar doutores com maturidade científica e domínio de conhecimentos para atuarem na Academia e no Setor Produtivo. “A experiência acumulada desde o ano de 2001 na formação de mestres, somada às parcerias com indústrias farmacêuticas e usinas de açúcar e álcool da região, solidificaram e expandiram a competência dos grupos de professores e pesquisadores vinculados à instituição e que atuam há mais de 20 anos na área de Biotecnologia da Unaerp”, afirma Suzelei.

Segundo a coordenação, o curso e as pesquisas estão voltados para o desenvolvimento de processos e produtos inovadores para uso na saúde humana e animal e bioprodutos para a agroindústria brasileira, como biodefensivos e biofertilizantes. Além disso, utilizando plantas e microrganismos, desenvolvem tecnologias para aproveitamento de resíduos agroindustriais, como vinhaça, bagaço de cana, soro do leite e casca de laranja, entre outros, para biorremediação de solos e aqüíferos.

A aprovação do curso representa para a educação regional um salto na qualidade da formação de profissionais para atuarem nos setores de saúde humana e animal, meio ambiente e agroindústria. “A inserção de egressos do Programa de Doutorado da Unaerp vai alavancar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para esses setores”, explica Suzelei.

Curso: Doutorado em Biotecnologia
Duração: máximo de 48 meses
Público Alvo: Graduados e pós-graduados em qualquer área relacionada à Biotecnologia
Primeira Turma: Setembro de 2008
Inscrições e seleção de candidatos: até 30 de agosto de 2008
Processo Seletivo: 5 e 6 de setembro de 2008 (mestrado e doutorado)
Número de vagas: 6 vagas

Curso: Mestrado
Duração: máximo de 24 meses
Número de vagas: 15 vagas

Maiores informações podem ser obtidas no site www.unaerp.br e pelo telefone (16) 3603.7010