Serão instalados, por meio do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fapesp, 35 novos centros de produção científica e tecnológica no estado de São Paulo.

Dentre os projetos aprovados, está o Instituto Nacional de Biotecnologia para o Bioetanol, sob a coordenação de Marcos Silveira Buckeridge, do Instituto de Biociências da USP.

O investimento é de, aproximadamente, R$ 187.166.343,00, divididos igualmente entre a Fapesp e o CNPq, para o apoio aos 35 projetos selecionados. Os recursos federais investidos em São Paulo foram duplicados para criação de institutos no estado, graças ao apoio da Fapesp. Também foi proposta a aprovação de valores adicionais de R$ 25 milhões devido à alta qualidade das propostas, verificada durante o processo de análise.

Os projetos aprovados, assim como os Projetos Temáticos da FAPESP, foram considerados ousados o suficiente para ser justificada a maior duração e maior número de pesquisadores participantes. Os institutos deverão ocupar posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, tanto pela sua característica de ter um foco temático em uma área de conhecimento, para desenvolvimento a longo prazo, como pela complexidade maior de sua organização e porte do financiamento.

“Os institutos selecionados estimularão a produção científica paulista e brasileira, o desenvolvimento de aplicações e a formação de estudantes. Como característica especial, ao lado da excelência, está a colaboração científica entre grupos de pesquisa de várias regiões do país”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

Cada centro será constituído por uma entidade sede e por uma rede de grupos de pesquisa organizados regional ou nacionalmente. O CNPq e o Comitê de Coordenação irão acompanhar o desempenho de cada instituto. A avaliação do programa será feita pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Fonte: Agência Fapesp 25/11/2008