Uma nova pesquisa do Professor David Cooper, diretor da University of National Centre in HIV Epidemiology and Clinical Research, demonstrou que uma droga reduz efetivamente a carga viral no sangue para níveis indetectáveis em 62 % das pessoas quando tomada em combinação com outros medicamentos anti-HIV.Apenas um em cada três pessoas que receberam um placebo juntamente com os outros anti-retrovirais tiveram resultados semelhantes, baseados em análises de reduções da carga viral e contagens de células CD4. A droga atua bloqueando a enzima integrase, impedindo, assim, que o material genético do vírus se integre na célula-alvo.

“A droga tem um mecanismo de ação diferente, é muito potente, parece muito segura e tem ajudado os doentes que têm um vírus resistente a medicamentos mais antigos”, disse Cooper.

“Ela será inicialmente utilizada nos países desenvolvidos, mas esperamos que esteja disponível a preços mais baixos para as pessoas nos países em desenvolvimento, já que elas enfrentam os mesmos problemas”.

Fonte: http:// www.biotechnews.com.au /index.php/ id;891044303; fp;4;fpid;1016 – 25 de julho de 2008